segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Entrevista com Alexandre Gama



Papo de Fluminense conversa hoje com Alexandre Gama, ex atleta e ex treinador do Tricolor que hoje dirige a seleção da Coréia do Sul, onde alias lidera seu grupo nas eliminatórias da Copa, abaixo o bate papo que tivemos com o treinador que nos atendeu gentilmente.



PF Nos fale um pouco de sua carreira como jogador do Fluminense, e da conquista da Copa São paulo de juniores?


GAMA: Jogava futebol de salão no Grajau Country Clube, em 1981 fui convidado para jogar no Fluminense no infantil. No juvenil formamos um time muito forte onde fomos campeões carioca, e logo depois penta campeão da Copa São Paulo, uma competição onde fomos melhores do começo ao fim, o time era muito unido com muitos valores , tivemos ainda o artilheiro da competição que foi o Silvio, e eu fui eleito reveleção do campeonato, mas o Fluminense não soube aproveitar aquela geração.



PF Depois do Fluminense, por onde foi sua carreira, fale um pouco para nós?


GAMA Subi para o profissional com 18 anos, joguei alguns jogos mas nunca tive uma sequencia até pelo momento que vivia o Fluminense naquela época. Aos 20 anos fui vendido para o Bragantino junto com 11 jogadores daquela geração vencedora da Taça São Pauloo. Fomos Campeões Paulista, e vice campeão Brasileiro. Depois de dois anos de Bragantino fui vendido para um grupo de empresário e fui parar no São Jose SP , no São José fui bem joguei um campeonato paulista e fui para a Suiça jogar no Neuchatel Xamax aonde fiquei mais dois anos depois fui para Portugal onde fiquei 5 anos, e devido ha muitas lesões encerrei a carreira ainda jovem com 31 anos.



PF Como foie ssa transição de jogador para treinador?


GAMA Quando eu jogava sempre gostava de estudar os adversários , saber quem eu marcaria. Sempre me liguei muito nas questões táticas . Então quando parei de jogar fui completar meus estudos (faculdade) e ao mesmo tempo entrei em um curso da Fifa de 2 anos . Depois fui ao Fluminense ver se tinha alguma oportunidade , me falaram que no momento não tinham nada, mas 3 meses depois me ligaram me oferecendo para treinar o time feminino. Topei na hora, queria era começar, porque sabia que quando começasse a mostrar o meu trabalho as coisas iam melhorar, e foi o que aconteceu, fiz um bom trabalho no time feminino e logo depois o Osvaldo de Oliveira me convidou para ser seu auxiliar técnico, ao mesmo tempo fui ser o treinador do mirim. Eu trabalhava de manhã no profissional e a tarde em Xerem , no Mirim fomos campeões em uma equipe que tinha os gêmeos Rafael e Fabio, Maicon Bruno Veiga entre outros. Logo depois fui para o infantil e fui campeão de todas as competições e as coisas foram melhorando. Quando o Renato Gaucho chegou eu fui colocado de auxiliar dele , depois fui sendo auxiliar de todos que passaram ali , até que apareceu uma oportunidade no campeonato carioca de 2004 fiz dois jogos logo depois da saida do Espinosa, ganhamos as duas e depois trouxeram o Ricardo Gomes e eu retornei a ser auxiliar.



PF Fala para nós sobre a boa campanha no brasileiro de 2004?


GAMA O Ricardo não chegou a completar um turno no brasileiro de 2004. O time estava em 19 , assumi o time interinamente fiz dois bons e após isso o presidente David Fishel me efetivou no cargo. Fizamos uma boa campanha onde conseguimos 8 vitorias seguidas , subimos para sexto ja com chances de brigar por uma vaga na Copa Libertadores. Terminamos em 9 lugar conquistando uma vaga na Copa Sul Americana, e avalio o trabalho como bom.



PF Diego Souza, Arouca, além desses quais jogadores o Gama lançou?


GAMA Ver os jogadores que eu selecionei e treinei se tornarem uma realidade me traz uma felicidade muito grande . O Arouca eu lancei no primeiro jogo que eu fiz. O Diego Souza eu não lancei, mas fui eu que indiquei ele ao Joel Santana, teve o Carlos Alberto, o Marcelo, os gêmeos Rafael e Fabio, Maicon, Fernando Bob , Rodolfo, Leny, Toró, Juliano Fernando entre outros foram alguns jogadores que eu trabalhei.



PF Mesmo tendo feito um bom trabalho em 2004, no ano seguinte o Fluminense trouxe o Abel, você se sentiu frustrado por não ter dado sequencia ao trabalho?


GAMA Um pouco mas eu sabia que o novo presidente iria querer trazer alguem, me foi oferecido os juniores onde fiquei por dois anos ganhando varios titulos como 2 mundiais sub 20 (Um no Emirados Arabes outro na Suiça) além de revelar varios jogadores.



PF Depois do Fluminense por onde o técnico Gama atuou?


GAMA Fui mandado embora do Fluminense em 2006, não esperava uma vez que eu vinha fazendo um bom trabalho, disseram que era porque eu ganhava muito. Fiquei um mês sem clube e fui contratado pelo Al Whada dos Emirados, fiquei la dois anos sendo vice campeão em todos os anos. Também fui terceiro colocado na Champions League da Asia . Depois retornei ao Brasil e fiz um campeonato carioca pelo Volta Redonda, passei rapidamente por Macaé que é onde eu estava ate receber o convite para trabalhar no futebol Coreano.



PF Fale sobre o trabalho ai na Coréia, quais as dificuldades e as facilidades, a Coréia tem hoje condições de repetir a campanha de 2002?


GAMA Cheguei na Coréia em outubro de 2008, naquela época meu clube tinha apenas 3 anos de vida com excelente estrutura e investimentos de time médio, no primeiro anos fomos vice campeão da FA CUP e ficamos em sétimo lugar na liga , no segundo ano fomos as finais da liga sendo considerado o time que jogava o futebol mais bonito. Aqui temos excelente estrutura e organização, salarios em dia, bons jogadores, disciplinados e com qualidade. As diciculdades principais são a lingua, e a cultura que é muito forte e algumas regras Coreanas que atrapalham um pouco embora eu ja tenha me adaptado.

Depois de um bom trabalho on clube fui convidado para treinar a Seleção Coreana , isso me deixou muito feliz porque era o reconhecimento do meu trabalho, e quem conhece a Coréia sabem o quanto é dificil colocarem um estrangeiro nesse cargo isso é sinal que confiam no meu trabalho. Na seleção fomos terceiro na Copa da Asia, e agora começamos as eliminatórias para 2014, meu objetivo é fazer uma campanha melhor que 2002, naquela copa tinha o fator de jogar em casa, e a Coréia soube muito bem usar isso. Confio no meu time e no meu trabalho , mas antes temos que nos classificar para a Copa. Aqui na Asia as eliminatórias são mais longas e complicadas, iniciamos agora a terceira fase (5 grupos de 5 equipes onde só passam 2 de cada grupo). Depois vem a fase final com 2 grupos de 5 equipes classificando-se apenas 2 de cada grupo. Temos um bom grupo com muitos atletas jogando na Europa e isso pode fazer a diferença.



PF O Alexandre Gama tem vontade de um dia voltar ao Fluminense?


GAMA Claro, penso nisso sempre, acho que um dia isso vai acontecer, quero ser campeão para marcar meu nome no clube, esse é meu sonho. Trabalho todo dia pensando nessa volta, mas hoje sou reconhecido aqui na Asia e isso me deixa muito feliz.



PF Deixe seu recado:


GAMA Queria agradecer a oportunidade de estar aqui contando um pouco da minha vida no futebol, muito obrigado e saudações tricolores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário