segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Grandes craques



Para inaugurar essa coluna, que ira ao ar todas as segundas feiras, falarei de um atacante, mas não de um atacante qualquer, daqueles que chegam metem seus golzinhos ganham dinheiro e partem. Falarei hoje aqui de um Super Heroi, de um jogador de palavra que marcou seu nome na historia centenária do Tricolor.

Èzio chegou ao Fluminense em um momento turbulento, o clube ja começava a se afundar em dividas, e vinha de campanhas mediocres. Com pouco dinheiro nos cofres o Fluminense apostava no desconhecido atacante, Ézio, antes do Fluminense Ezio atuara sem grandes destaques por Bangu, Olaria, Americano e POrtuguesa SP. Mas foi com a camisa das três cores que traduzem tradição que esse capixaba se fez conhecido para o mundo do futebol.

Logo na estréia Ezio dava a torcida tricolor seu cartão de visitas, no primeiro cruzamento para area o artilheiro de cabeça colocava o Fluminense na frente do Palmeiras na partida inaugural no campeonato brasileiro de 1991, esse seria apenas o primeiro dos 118 gols que Ezio marcou pelo Fluminense.

Em pouco tempo o atacante ja era o idolo da torcida, carente de bons jogadores e de titulos. Com Ezio o Fluminense fazia boas campanhas, mas sempre batia na trave, foi assim em 91, 92 e 93 no campeonato carioca. O titulo da Copa do Brasil teria vindo em 92 se o juiz não cometesse um latrocinio contra o tricolor ha 3 minutos do fim.

Nas crises Ezio sempre tinha seu nome poupado pela torcida, uma vez que o jogador sempre se doava em cada partida, nunca fugia das divididas, nunca desistia dos lances.

Em 1995 com a mala recheada dos dolares da Parmalat, desembracava no Rio a diretoria do Palmeiras, desesperada em encontrar um substituto para Evair. O Fluminense pendurado em dividas de pronto aceitou a proposta paulista, mas Ézio negou, " Não posso sair sem dar a este clube um titulo importante, só saio depois de ser campeão pelo Fluminense. ".

No campeonato carioca de 1995 Ézio sofreu com as lesões, mas mesmo passando a maior parte da temporada no departamento médico o atacante marcou 5 gol, um em cima deles, alias a torcida deles tem calafrios cada vez que ouve o nome do nosso artilheiro, Ézio é um dos maiores goleadores dos Fla Flus tendo anotado 12 tentos.

O titulo que Ézio tanto queria dar a massa veio em 1995, e o gol que ratificou a conquista começou com o artilheiro que ganhou no alto do seu marcador , ai a bola sobrou para Ronald que rolou para Ailton e o final vocês ja sabem. Ao final do jogo com os olhos cobertos de lágrimas Ezio dizia que agora sim poderia deixar o Fluminense de cabeça erguida, com o dever cumprido, e foi o que ele fez.

A diretoria do tricolor que sempre apronta das suas trocou nosso artilheiro pelo meia Darci (alguem lembra dele), e Ezio foi para o Atlético Mineiro, no Galo porém nosso idolo ja sofria com os joelhos cansados e judiados pelas chuteiras dos zagueiros truculentos . Ezio teve participação discreta no campeonato brasileiro de 1995, mesmo asism fez boa dupla com Euller filho do vento.

Ezio ainda defendeu o CFZ, Internacional de Limeira e o Rio Branco do Espirito Santo, onde encerrou a carreira em 1999.

Hoje Ezio enfrenta talvez seu maior desafio, a luta pela vida, uma vez que desde 2010 o jogador descobriu 2 tumores um no pancreas e outro no figado. Com certeza Ezio vencera mais esse obstaculo a torcida esta contigo.

E muito obrigado pelo amor com que defendeu nossa camisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário