quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Jogos historicos



O ano de 1995 tinha tudo para ser mais um ano de muito sofrimento para a nação tricolor. Após um campeonato brasileiro sofrivel a diretoria com pouco dinheiro em caixa investiu em contratações polemicas que em um primeiro momento desagradaram a torcida. Vinham Renato Gaucho após apagadissima passagem pelo Atletico MG e Ailton, que estava no Japão. Além desses nomes chegavam Sorlei vindo do Coritiba e Leandro Silva vindo do Corinthians e Joel Santana oriundo do Bahia.

O Fluminense teve um inicio de campeonato claudicante, alternava bons jogos com partidas pifias, o maior nome da temporada Renato vivia no departamento médico, enquanto tentava se firmar o tricolor via seu maior rival Flamengo de Romario e Luxemburgo atropelando todos seus adversários, e no ano de seu centenário era o maior favorito ao titulo.

Entre trancos e barrancos o Fluminense chegou na última rodada do octogonal dependendo apenas de suas forças para sagrar-se campeão carioca de 95, do outro lado o Flamengo favoritissimo e jogando apenas por um empate.

No dia 25 de junho de 1995 o Maracanã recebeu um grande público, a maioria rubro negra apostava suas fichas em Romário que um ano antes havia sido eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo, do lado tricolor as apostas eram em Renato Gaucho, que mesmo longe da sua forma ideal vinha liderando a reação tricolor e estava sempre balançando as redes dos rivais rubro negros.

O jogo começou no mesmo momento em que um diluvio caiu sobre o Rio de Janeiro, a chuva não atrapalhou em nada o Fluminense, com uma marcação forte e saindo em contra golpés o Fluminense anotou o primeiro tento com Renato Gaucho aos 30 minutos do primeiro tempo. O gol desestabilizou o Flamengo que passou a atacar desenfreadamente abrindo ainda mais espaços, aos 42 o goleiro Roger soltou chute de Djair, Renato rolou para Leonardo e esse fez o segundo gol tricolor, o primeiro tempo acabava mostrando Fluminense 2 x 0 Flamengo.

O segundo tempo começava com o Flamengo partindo desesperado para o ataque, o Fluminense bem postado administrava a pressão, e a vitoria era questão de tempo. So que um Fla Flu só se define quando o juiz apita, aos 26 minutos do segundo tempo em uma bola espirrada Romario descontou para o Flamengo, se não bastasse o gol sofrido, após uma confusão dentro do gol Sorlei que vinha fazendo uma partida perfeita levara o cartão vermelho junto do flamenguista Marquinhos. O gol inflamou os urubus, e fez o tricolor recuar de maneira perigosa, aos 32 Fabinho igualava o marcador , o Fluminense então se perdia, teve Lira expulso, e só não levou o terceiro porque Wellerson operou um verdadeiro milagre em chute de Rodrigo Mendes.

A torcida rubro negra ja comemorava, vaiors tricolores ja haviam deixado o Maracanã quando aos 41 minutos do segundo tempo, com epans 9 homens, Ailton fez grande jogada e chutou, a bola tocou na barriga de Renato e morreu mansamente nas redes do Flamengo, e eles só não empataram porque Lima fez falta providencial em Savio, e saiu dando risada do cartão vermelho que recebera, quando Léo Feldman apitou o fim do jogo uma festa emocionante tomava conta da cidade, o Fluminense era campeão no ano do centenário deles.



ficha técnica



Fluminense 3 x 2 Flamengo



Fluminense: Wellerson, Ronald, Sorlei, Lima e Lira, Marcio Costa, Ailton, Djair e Rogerinho (Super Ezio), Renato Gaucho e Leonardo 9Cadu). Tecnico Joel Santana.



Flamengo: Roger, Marcos Adriano (Rodrigo Mendes), Gelson, Jorge Luis e Branco, Charles, Fabinho, Marquinhos e Willian (Mazinho Oliveira), Romario e Savio. Tecnico Luxemburgo

Um comentário:

  1. Chico,
    Esse foi um dos jogos mais épicos que vi, coisas que só o Fluminense faz.
    Lembro de estar acompanhando pelo rádio, na casa de um amigo, quando saiu o segundo gol deles, desliguei o aparelho e saí pra rua.
    Ao passar em frente a um buteco fiquei sabendo da notícia. Acho que muito tricolor no estáido deve ter perdido aquele gol também.
    Abraços,
    Vital

    ResponderExcluir